ONDE TUDO COMEÇOU

Como você consegue equilibrar a sua vida pessoal e profissional, professora?

 

Ana Paula Arbache, hoje CEO de uma startup de tecnologia, casada há 27 anos, mãe de três jovens adolescentes, pós-doutora em educação e atuando como docente em escolas de negócios nacionais e internacionais, ouvia essa pergunta repetidamente de suas alunas e mentoradas em seus MBAs. 

Ela sabe que essa trajetória foi fruto de muita determinação, foco, organização, disciplina e um propósito transcendente, em seu caso, a educação! E além disso, ter uma rede ao lado, dando força e alimentando a jornada de estímulo, cuidado, suporte e amor!

Mas, percebeu que não era simples nem óbvio para a maioria das mulheres e que elas tinham urgência de apoio para lidar com os obstáculos que encontravam na carreira. 

Estudar, trabalhar, viajar, cuidar de filhos ou de pais, sofrer assédio sexual ou moral, ser discriminada, são desafios que se apresentam ao longo de nossa jornada, por vezes, tudo ao mesmo tempo e agora. E é preciso autoconhecimento, senso de propósito, inteligência emocional e gestão para lidar com tudo isso junto.

O HubMulher nasceu dessa vontade de trazer os dois mundos à tona, sob o olhar de diferentes mulheres que aprenderam a responder à pergunta inicial com sabedoria e obstinação.

linha do tempo

Ana Paula e Ruriko Ohara como mentoras do PMI – Project Management Institute –  idealizaram e propuseram à direção do PMI-São Paulo realizar um evento totalmente voltado para a carreira feminina em 2017.

1º Evento de mulheres líderes e gestoras de projetos do PMI-SP realizado em 8 de março contando com  12 voluntárias – participantes e palestrantes – que depois escreveram um e-book sobre o evento.

Arbache Innovations assinou os Princípios de Empoderamento Feminino da ONU Mulheres (WEPS), colocando a carreira da mulher como política de sustentabilidade.

As 12 mulheres, agora voluntárias da Arbache Innovations, realizaram ações durante 2017 e 2018, contribuindo para disseminar o tema para a sociedade e chamar a atenção das mulheres para a necessidade de cuidar da gestão da carreira.

Criação do coletivo HubMulher, um movimento, enxuto, fluido, horizontal, conectivo e ágil, em um happy hour de final de ano. Sororizar era muito mais que uma palavra e sim, um modo de vida!

Nossa vocação é ser um Hub capaz de se conectar a outros movimentos, de caminhar junto a outras instituições com o mesmo propósito, voltado para a carreira da mulher e fazer com que essas conexões possam escalar, impactar positivamente e gerar possibilidade de vida digna e plena para as membros do Hub e para aquelas que estejam em nossos projetos.

Criação da nossa identidade, missão, visão e valores, os grupos de trabalho, os projetos, conectando a mais voluntárias e empresas para concretizar nossas ideias e ações.

Evento para mulheres jovens da periferia de São Paulo, em parceria com o Instituto Ser+ e apoio do McDonalds e da Uninove. Contou com palestrantes que abordaram a carreira da mulher, dicas para o mundo digital, elaboração de currículo e criação de networking para o mundo do trabalho, e incluiu a ação Look de Sucesso, onde looks  seminovos completos, elaborados por voluntárias e estilistas, foram entregues a jovens da periferia.

Co-criação da primeira ferramenta gamificada em parceria com a Arbache Innovations, um game voltado para ensinar mulheres a fazerem gestão de carreira, lançado no CONARH.

Elaboração de um game dedicado aos WEPS (Women Empowerment Principles), ensinando empresas a implantar os sete princípios de empoderamento feminino, a convite da ONU Mulheres Brasil. 

Implantação da parceria com a Utopiar, startup de impacto social, que trabalha com mulheres que passaram por violência doméstica. A entrada no Hub passa a ser vinculada à compra de um lenço vendido pela Utopiar, ajudando assim a tracionar os negócios da startup.

Lançamento do livro Carreira Feminina, ideia que nasceu em 2019, para registrar as histórias de vida das Hubers que atingiram suas metas profissionais.

Lançamento do game de Empoderamento Feminino para a ONU Mulheres Brasil, em português e inglês.

Desenvolvimento do game de enfrentamento à violência doméstica, também solicitado pela ONU Mulheres Brasil, entregue no final do ano, em português e espanhol.

Instalação dos Comitês Maturi e Black Hubers.

Re-organização do HubMulher em pequenos squads para dar mais produtividade.

Realização do Happy HUB, estreitando os laços de sororidade durante a pandemia.

Fechamento do ano em evento online, com a Monica Schimenes.

Realização do Open House em fevereiro trazendo novas Hubers.

Aumento da presença nas redes sociais, fortalecendo a nossa marca.

Criação da HubAcademy, para trabalhar inovação, carreira STEM, fazer educação e capacitação do HubMulher, além de sororidade, claro! 

Duas edições da jornada Tech, com profissionais renomados de Universidades de fora. Workshops Síndrome da Impostora, Letramento Racial, Big Data e em planejamento para Mentorias em Redes Sociais, evento Maturi e a continuação da jornada Tech. 

Game antirracismo em final de desenvolvimento e lançamento da #Hubersporaí, empoderando as Hubers, e trazendo apoio para o mercado de trabalho, por meio de um headhunter.

A capacidade de realização do HubMulher é o nosso diferencial e impressiona a todos que nos conhecem! Venha você também!

Prêmios recebidos pela Prefeitura de São Paulo.

Realização de letramentos de Redes Sociais e Acessibilidade Digital.

  • 2022 – Selo Direitos Humanos e Diversidade – 5ª edição Prefeitura de São Paulo –  Gameoteca Arbache Innovations – Enfrentamento a violência doméstica e Aya Game.
  • 2022 – 19ª Edição Boas Práticas – Prêmio Innovare – Gameoteca Arbache Innovations – Categoria: Aberta à Sociedade – Justiça e Cidadania

Lançamos o Glossário da Longevidade.

Tivemos Mentorias de Carreira e Saúde Mental entre as Hubers.

Caminhada no Ibirapuera.

Fizemos lives sobre as Barreiras que a carreira feminina enfrenta, Mulheres na Robótica e Mulheres na Biotecnologia.

PRÊMIOS.

Pivotamos o HubMulher, deixando de utilizar a organização em GTs (grupos de trabalho) passando a desenvolvimento de projetos. Todas as Hubers participam de pelo menos um projeto.

  • 2023 – Selo Direitos Humanos e Diversidade – 6ª Edição Prefeitura de São Paulo – Gameoteca Arbache Innovations – Enfrentamento a violência doméstica. 2023
  • 2023 – SDG Pioneers Nacional – Pacto Global Brasil ONU.
  • 2023 – SDG Pioneers Internacional – Pacto Global ONU.

Lives sobre nossos jogos premiados (AYA Game, Educação Antirracista e Violência Doméstica), Projeto Carreira e Maternidade: Lives Gestão Estratégica da Carreira e Congelamento de Óvulos, com médicos especialistas do mercado.

Lançamento do segundo livro: Diversidade e Inclusão: Casos Práticos

Todas as Hubers participam de pelo menos um projeto.

Lançamos o “Mulheres no Ar” o podcast do HubMulher.

Reestruturação do voluntariado.

Atualizações no site.

Reestruturação do voluntariado, colocando o foco nas mulheres que já estão ou pretendem estar nos mundos acadêmico e corporativo, e encontram obstáculos ao crescimento de suas carreiras.

Estruturação e lançamento do Escritório de Serviços onde as hubers poderão divulgar o seu trabalho e serem contratadas tendo a chancela do HubMulher.