Formadora e Mentora Comportamental. Pós doutora em Gestão de Pessoas e Psicologia Positiva pela Université Libre des Sciences de L’Homme de Paris, Doutora em Psicologia Organizacional.
Mestre em Educação. Especialista em Psicopedagogia, Relações Humanas, Supervisão Pedagógica e Orientação Educacional. Psicóloga, Pedagoga e Assistente Social.
Coach executivo. Consteladora organizacional. Formadora (Brasil, Portugal e Angola) em Liderança e formação de equipes.
Palestrante em congressos nacionais e internacionais.
Professora convidada da FGV, FDC, UERJ; PUC-RS; UCP; UFJF, Universidade de Espinho (Porto-PT) e IEL /FIRJAN.
Certificação Internacional DISC®, Maper® e Sistema Eneagrama 360º®.
Mentora em várias áreas, com foco especial em redes educacionais.
Formação em neurolinguística e coaching (Lisboa -Portugal).
Facilitadora de Constelações Organizacionais e coaching sistêmico (Porto-Portugal).
Capacitada pelo Seeds of Dreams Institute – Orlando, em gestão de pessoas e transcendência em serviços/ filosofia Disney e Psicologia Positiva.
Mentora de autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e carreira baseada nos valores e forças da Psicologia Positiva. Consultora na área de Gestão de Pessoas e Formação de Equipes em ambientes de Educação.
Sócia nos projetos: Pontes e Conexões / Longevativa / Senior Consultant Club / Coautora dos livros:
- MAPEAMENTO COMPORTAMENTAL -Métodos e aplicações – Literare Books, 2019
- Revolução 50+ -a diversidade, a inclusão e a ampliação do empreendedorismo com propósito. Editora Leader, 2020
- Diversidade e Inclusão- casos práticos -Editora Todas as Musas. 2023
Palestras:
Economia Prateada – é uma resposta ao envelhecimento da população, buscando transformar os desafios associados a este fenômeno em oportunidades para criar uma sociedade mais acolhedora, sustentável e inovadora, onde as pessoas de todas as idades possam desfrutar de uma vida plena e produtiva. A Economia Prateada, ou Silver Economy, refere-se a um mercado em expansão focado nas necessidades e desejos da população idosa, uma demografia em rápido crescimento em muitos países devido ao aumento da expectativa de vida e às taxas de natalidade decrescentes. Esse conceito abrange uma vasta gama de produtos, serviços e inovações projetados para melhorar a qualidade de vida dos idosos, promovendo seu bem-estar, autonomia e participação ativa na sociedade
Sexualidade 60+ – A idade não elimina o desejo e nem a capacidade de desfrutar de um relacionamento sexual. A função sexual nessa idade é normal, porém a continuidade depende dos fatores psicológicos, afetivos, das mudanças fisiológicas, das enfermidades, e outros. É importante que a pessoa venha envelhecendo com informações pois a sociedade contribui para que os idosos passem a acreditar que, pelo fato de terem se aposentado do trabalho, também se aposentaram da vida. Este preconceito priva muitas vezes os idosos de várias oportunidades, como o amor, a sexualidade e o lazer. A sexualidade na velhice não se refere somente ao ato sexual em si, mas à troca de afeto, carinho, companheirismo, cumplicidade, cuidado com o outro, segurança e conforto.
Como perder o medo da idade que seu corpo julga ter – Me amando mais do que a ninguém, estou pronta para dar novas cores à minha vida. Perder o medo da idade e aceitar o processo de envelhecimento envolve um ajuste tanto mental quanto emocional, cultivando uma perspectiva positiva sobre si mesmo e sobre a vida à medida que você envelhece. Aprender sempre mantém sua mente ágil e pode aumentar sua autoestima e satisfação com a vida. Isso também pode ajudar a combater estereótipos negativos sobre o envelhecimento, mostrando que o crescimento pessoal não tem prazo de validade.
Como avançar no desenvolvimento da saúde, do bem-estar e da felicidade – Qualidade de vida é uma meta bastante difícil de ser atingida em cenários difíceis, dada a sua complexidade, turbulência e imprevisibilidade. Por isso, períodos adversos da nossa vida nos demandam capacidades e habilidades de enfrentamento dos problemas em todos os campos: familiar, social, profissional, emocional, intelectual e espiritual.
Novas perspectivas de vida onde a adversidade possa ser um caminho para o crescimento pessoal – O objetivo é permitir que a pessoa se mova em direção a um estado de bem-estar, mesmo na presença de desafios significativos. Que a pessoa consiga enfatizar a importância de cultivar emoções positivas, engajamento, relações significativas, sentido de propósito e conquistas – elementos fundamentais para o florescimento humano em meio às adversidades da vida.
A viagem do autoconhecimento – Essa viagem ao interior não é apenas sobre descobrir quem somos, mas também sobre reconhecer e aceitar nossas vulnerabilidades e imperfeições. É um processo de desdobramento e transformação, onde cada insight nos aproxima da nossa essência mais pura e da capacidade de viver de acordo com nossos valores mais verdadeiros. Com cada passo nessa jornada, expandimos nossa capacidade de compreender os outros, cultivando uma empatia que transcende as barreiras do ego e nos conecta em um nível humano mais profundo.
Autoconhecimento, um ato de liberdade – O autoconhecimento nos equipa com as ferramentas necessárias para construir pontes de compreensão e compaixão. Ao olharmos para dentro, aprendemos a olhar para fora com novos olhos, vendo o mundo e as pessoas ao nosso redor não como estranhos, mas como reflexos de nossa própria humanidade. Esse reconhecimento mútuo da nossa vulnerabilidade compartilhada é o solo fértil para o cultivo de relações mais autênticas, justas e amorosas.
Além disso, o autoconhecimento nos empodera a agir com maior autenticidade e coragem, inspirando mudanças positivas em nossa vida e na vida daqueles ao nosso redor. Ele nos permite quebrar os ciclos de negatividade e conflito, substituindo-os por ciclos virtuosos de crescimento e colaboração. Ao nos tornarmos mais conscientes de nós mesmos, somos chamados a assumir a responsabilidade por nossas ações e pelo impacto que elas têm no mundo, abrindo caminho para um futuro mais empático, justo e feliz.
Contrate esta profissional